/Terceira etapa do Tour de France 2018: Resultado
BMC venceu a terceira etapa do Tour de France 2018

Terceira etapa do Tour de France 2018: Resultado

A terceira etapa do Tour de France 2018 foi um contra-relógio por equipes vencido pela BMC. Com essa vitória ocorreu a terceira mudança de líder, agora é o Greg Van Avermaet da BMC.

Uma etapa de contra-relógio por equipes em Cholet com 35,5 km de extensão. Essa era uma prova perigosa para algumas equipes que lutam pela geral, principalmente aquelas que são recheadas apenas de escaladores. Movistar, Bahrain Merida e AG2R La Mondiale poderiam perder muito tempo e acumular tempo perdido no começo nunca é bom para quem quer ganhar a camisa amarela.

Como era de se esperar BMC, SKY, Quick-Step Floors, Mitchelton-Scott e Sunweb estão em outro nível em relação as outras. BMC saiu vencedora e ficou apenas 11 segundos na frente a Sunweb que foi quinta colocada. A Education First supreendeu só ficando 35 segundos atrás, Astana e Movistar perderam mais de 50 segundos, enquanto Bahrain Merida, AG2R e LottoNL-Jumbo mais de 1 minuto.

Sobre os perdedores e ganhadores de hoje em termos de classifiação geral, vou falar apenas dos líderes de suas equipes. Geraint Thomas (Sky) por exemplo, só está 3 segundos do camisa amarela, mas não é o líder da Sky. Thomas vira líder da Sky só se acontecer algo gravíssimo com Froome. O primeiro favorito é Tom Dumoulin (Sunweb) com 11 segundos atrás do camisa amarela, e ainda resta um contra-relógio de 31 km na penúltima etapa. Ninguém falava muito de Dumoulin nesse começo de Tour, mas com tanto tempo a seu favor, isso pode ser um peso considerável na luta pelo título.

Rigoberto Uran (Education First) 35 segundos da camisa amarela, ano passado ele foi segundo no Tour de France. Rafal Majka (Bora – hansgrohe) está 50 segundos da camisa amarela, pessoalmente não acredito que ele vá fazer pódio no Tour, mas deve ficar entre os 10 primeiros.

Jakob Fuglsang (Astana) 51 segundos atrás, tem uma excelete equipe com ele, mas teve uma grande perda, Luis Leon Sanchez caiu ontem e não correrá mais o Tour. Richie Porte (BMC) 51 segundos, deve ir bem nas montanhas e tem um bom contra-relógio. Ilnur Zakarin (Katusha – Alpecin) 52 segundos atrás, a equipe dele não me inspira confiança para ajudá-lo na subida. Alejandro Valverde e Mikel Landa (Movistar) 53 segundos atrás do líder, eles são capitães da Movistar junto com o Nairo Quintana e como Quintana está 2’08” atrás por causa daquele furo na primeira etapa, eles ganham muita força para as etapas seguintes.

Chris Froome (Sky) está com 55 atrás, ciclista muito completa, nunca descartado, sempre será um dos favoritos, vide Giro d’Italia. Adam Yates (Mitchelton – Scott), acredito que não vai ter a mesma tática de arriscar tudo, que nem seu irmão teve no começo nas montanhas no Giro. Vicenzo Nibali (Bahrain Meirda) está 1’06”, grande equipe de escaladores para ajudá-lo. Romain Bardet (AG2R La Mondiale) ficou 1’15” atrás, grande escalador, foi 3° ano passado no Tour. Para fechar os dois da LottoNL-Jumbo Steven Kruijwijk e Primoz Roglic, ambos ficaram com 1’15” para o líder, acho o Roglic melhor que o Kruijwijk, e tem um ótimo contra-relógio.

Classificação geral depois da terceira etapa do Tour de France 2018
Classificação geral depois da terceira etapa do Tour de France 2018