Na quinta etapa do Tour de France 2018 o vencedor foi Peter Sagan (Bora – hansgrohe). Greg Van Avermaet (BMC) continua como o líder da camisa amarela.
Para saber como foi a etapa anterior, veja os detalhes nessa matéria. Uma etapa de Lorient até Quimper com 204.5 km, etapa com 2 montanhas de categoria 4, 3 montanhas de categoria 3 e com final em subida. Interessante para corredores de clássicas que são bem fortes para esse tipo de etapa.
Uma fuga com 7 ciclistas saiu com 8 km de prova, chegaram a abrir mais de 4 minutos. Sylvain Chavanel (Direct Energie) se destacou dos outros 6 integrantes da fuga para pegar os pontos de montanha. Ele queria a camisa de montanha que estava com Dion Smith (Wanty – Groupe Gobert). Nenhuma equipe tentou uma estratégia diferente nesse etapa, todos estão pensando no Tour de France como um todo. E não querem gastar toda sua energia sem necessidade, além de muitos interesse que essa chegada fosse controlada.
Faltando 12 km para o fim a fuga foi neutralizada, todos começaram a se preparar para o quilômetro final que tinha uma subida. Rein Taaramae (Direct Energie) atacou com 10 km para o fim, mas não conseguia abrir muito tempo, apenas 15 segundos. Ele foi pego com 6 km para o fim.
Com menos de 2 km para o fim, Philippe Gilbert (Quick – Step Floors) acelerou, com Greg Van Avermaet (BMC) vindo em sua cola. Sagan notou que Van Avermaet começou o sprint muito cedo e ficou em sua roda. Na hora certa Sagan e Sonny Colbrelli (Bahrain Merida) tiraram e começaram a acelerar muito. Parecia que Colbrelli tinha mais ação, mas faltou energia no final e deu Peter Sagan. Foi a segunda vitória de Sagan nesse Tour, ele esteve 2 vezes em 2° lugar.

Na classificação geral não alterou nada e Van Avermaet continua como líder. A próxima etapa é de Brest até Mûr de Bretagne Guerlédan com 181 km, com o famoso Muro da Bretanha. É uma prova parecida com a de hoje no qual tem uma subida dura no fim.
