/Gostinho de Roubaix no Tour de France 2018
Pavimento Paris-Roubaix

Gostinho de Roubaix no Tour de France 2018

A prova de domingo do Tour de France tem um gostinho especial, ela pegará trechos da Paris-Roubaix.

A prova vai ser bem diferente da original que é de Compiègne até Roubaix com 257 km. A prova de amanhã vai ser de Arras Citadelle até Roubaix com 156.5 km. Com 100 km a menos e 15 setores de paralelepípedos, a original tem 29 setores.

Tour de France 2018 etapa 9 profile
Tour de France 2018 etapa 9 profile

O andamento da etapa também acaba sendo diferente do que ocorre normalmente. Uma prova dessas é dominada pelos ciclistas de clássicas, mas vai ter muitos atletas da geral tentando não perder tempo nessa etapa. Na Paris-Roubaix 2018 o vencedor foi Peter Sagan (Bora – hansgrohe), ele fez um ataque fenomenal com Silvan Dillier (AG2R La Mondiale).

Amanhã Sagan é um dos favoritos para vencer essa etapa, Greg Van Avermaet (BMC), Niki Terpstra (Quick-Step Floors), Sep Vanmarcke (Education First) e Jasper Stuyven (Trek – Segafredo) são outros favoritos. É impossível saber como vai ser a dinâmica da etapa, mas além dos paralelepípedos a estrada é bem estreita.

Tour de France 2018 etapa 9 profile
Tour de France 2018 etapa 9 profile

Como é uma etapa de 156,5 km os ciclistas podem não se desgastarem muito, como normalmente acontece na Paris-Roubaix. Ponto chave da prova deve ser no pavé 9, faltarão 50 km para o fim e ele é de 2,7 km, o maior de todos, as acelerações devem começar aí. Talvez saia alguma fuga nesse momento, o grande perigo dessa etapa é sempre antes dos setores de paralelepípedos.

Com tantos ciclistas querendo brigar pela etapa, estradas estreitas e membros da classificação geral tentando se proteger de quedas. Pode levar ao pelotão a ter vários acidentes, e os ciclistas desse Tour já mostraram isso nas primeiras etapas. Sabemos que a etapa vai ser sensacional e pode mudar bastante a posição dos atletas que brigam pela classificação geral.