/Décima sétima etapa do Tour de France 2018: Resultado
Omar Fraile (Astana) venceu a décima quarta etapa do Tour de France 2018

Décima sétima etapa do Tour de France 2018: Resultado

Na décima sétima etapa do Tour de France 2018 a vitória foi para Nairo Quintana (Movistar). Geraint Thomas (Sky) se consolidou como primeiro e a grande aposta para Sky vencer esse Tour.

Foi uma etapa que a ASO tentou fazer algo diferente para o público, primeiro uma etapa de 65 km de Bagnères-de-Luchon até Saint-Lary-Soulan. Além disso fizeram um grid de largada colocando os melhores ciclistas na frente. Todos sabiam que um grid não funcionaria em uma etapa de ciclismo, mas valeu pelo show. Etapa com 3 montanhas e sem muito descanso, sem duas montanhas de categoria 1 e a última fora de categoria.

Saiu uma fuga logo de cara com Julian Alaphilippe (Quick-Step Floors)  querendo pegar os pontos de montanha. E saiu alguns grupos de perseguidores, a Sky como sempre colocou o pelotão de roda e foi subindo em seu ritmo. O tempo ia passando e nenhuma outra equipe fazia nada para mudar o panorama da etapa, se continuasse daquele jeito a Sky levaria todos para casa.

Com 34 km para o final a AG2R La Mondiale decidiu agir e acelerar para Bardet. O francês Pierre Latur começou o trabalho sujo para a AG2R, logo outras equipes se animaram para acelerar também. Mas a Sky subia tranquilamente, sem perder nenhum atleta, até que Quintana e Daniel Martin (UAE – Team Emirates) atacaram. A Sky não acelerou, por um motivo bem óbivio, nenhum dos dois ameaçavam seus atletas que estão na frente da classificação geral. Além que eles já iriam perder tempo na etapa de contra-relógio, então a diferença que poderiam aplicar na Sky era controlável.

O ritmo continuou o mesmo até que Primoz Roglic (LottoNL-Jumbo) decidiu atacar, Froome foi atrás. Esse sim é um candidado que eles precisavam temer e responder prontamente por causa de seu contra-relógio. Só que não foram muito longe, já que Dumoulin acelerou e fechou o gap que eles abriram. Os quilômetros iam subindo e uma coisa era certa Quintana venceria, mas e os restantes da geral, será que continuariam os ataques? Roglic sim. Ele atacou diversas vezes na subida, mas sempre os atletas respondiam.

Classificação da décima quarta etapa do Tour de France 2018
Classificação da décima quarta etapa do Tour de France 2018

Até que Froome não conseguiu mais responder e ficou com Egan Bernal (Sky) para trás. Thomas seguiu Dumoulin e Roglic e guardando energia, nenhum momento Thomas precisou fazer força mais que o necessário. Ele era o mais capaz para dar uma pancada no final, e foi o que aconteceu, ele acelerou e ganhou alguns segundos na briga com Dumoulin pela primeira colocação.

Classificação geral depois da décima quarta etapa do Tour de France 2018
Classificação geral depois da décima quarta etapa do Tour de France 2018

A décima oitava etapa vai ser uma etapa de recuperação e será sprint. A décima oitava é a última etapa de montanha, onde vai definir quem vai brigar pela camisa amarela no contra-relógio. Acredito que vai ser uma etapa com mais ataques e totalmente brutal para os atletas. Mas não é uma chegada ao alto, então o gap que ganhar na subida pode ser perdido na descida.