/Décima primeira etapa do Tour de France 2018: Resultado
Geraint Thomas (Sky) venceu a décima primeira etapa do Tour de France 2018

Décima primeira etapa do Tour de France 2018: Resultado

O vencedor da décima primeira etapa do Tour de France 2018 foi Geraint Thomas (Sky). Além da vitória ele é o novo camisa amarela do Tour de France.

A etapa do Tour de hoje era para mexer com a classificação geral. Com duas montanhas fora de categoria, e uma montanha de categoria 1 no final teria todos os ingredientes de uma grande etapa. Ela era uma etapa espelho a que foi no Critérium du Dhauphiné, que você pode ver aqui. A etapa foi de Albertville até La Rosière Espace San Bernardo com 108.5 km e 3.800 metros de elevação acumulados, veja o strava do Michal Kwiatkowski.

Muita montanha em pouco tempo, um desafio para qualquer um. Saiu uma fuga enorme no começo e abriu muito tempo do pelotão, só que a Sky não se importou com a fuga. Manteve o ritmo na frente do pelotão com os seus gregários de luxo, o tempo foi passando e conforme passavam pelas montanhas os atletas iam sobrando. A Movistar tentava algo diferente, eles se colocavam na frente do pelotão para quebrar o ritmo da Sky, mas não funcionava.

Alejandro Valverde (Movistar) tentou algo diferente, atacou faltando 52 km para o fim. Sky não se abalou continuou colocando o seu ritmo de prova. Um pouco antes da descida do Corment de Roselend, Marc Soler (Movistar) que tinha sobrado da fuga, ficou para ajudar a colocar ritmo para o Valverde. Desceram bem, e Tom Dumoulin (Sunweb) sabendo que a última subida era de passo, atacou na descida do Corment de Roselend.

Descida rápida e estreita, mas tinham alguns cotovelos difíceis para atrapalhar a vida dos atletas. Sky continuou com seu trem de gregários vindo atrás dos líderes. E a cada minuto que passava alguns atletas iam sobrando, caso de Valverde, que não aguentou o ritmo de Dumoulin e ficou para trás. Ilnur Zakarin (Katusha Alpecin), Jakob Fuglsang (Astana), Adam Yates (Mitchelton – Scott) e Rigoberto Uran (Education First) que sobrou bem lá atrás.

A prova ia chegando ao seu fim quando Thomas atacou do pelotão e chegou rapidamente em Dumoulin. Thomas sabia que com ele naquela posição, seu líder de equipe Chris Froome ficaria de roda quando acabasse os gregários da Sky no pelote. E ele poderia ficar de roda de Dumoulin, já que ele não tinha obrigação de nada ali. Dumoulin continuou fazendo força, tentando se distanciar do pelotão, além de servir sem querer de gregário para o Thomas. Mikel Nieve (Mitchelton -Scott) era o último da fuga, a ser pego, entrou no último quilômetro ainda na frente, mas estava sem forças já.

Thomas atacou Dumoulin que não esboçou reação, enquanto Froome no pelote de trás travava uma batalha com Daniel Martin (UAE – Team Emirates), Nairo Quintana (Movistar), Romain Bardet (AG2R La Mondiale) e Primoz Roglic (LottoNL-Jumbo). Martin e Froome conseguiram se destacar dos outros e foram atrás de Dumoulin. Enquanto Thomas passava Nieve nos metros finais e vencia a prova. Froome chegou a passar Dumoulin no final, mas na linha de chegada Dumoulin conseguiu dar o troca e ganhar alguns segundos do bônus de tempo.

Classificação da quinta etapa do Tour de France 2018
Classificação da quinta etapa do Tour de France 2018

Agora a Sky tem Thomas como primeiro colocado e 1’25” na frete de Froome. Muita coisa ainda para acontecer entre os 10 primeiros, amanhã tem outra etapa dura de montanha que pode mudar tudo na classificação geral. Amanhã são 3 montanhas fora de categoria, com o Alpe D’Huez sendo o seu final. A Sky deve controlar o pelotão como fez hoje até o fim e atacar faltando uns 3 km para o fim.

Classificação geral depois da décima primeira etapa do Tour de France 2018
Classificação geral depois da décima primeira etapa do Tour de France 2018