/Frente Parlamentar em Defesa da Bicicleta – planejamento 2019

Frente Parlamentar em Defesa da Bicicleta – planejamento 2019

Na última 5a, dia 22/03, a Frente Parlamentar em Defesa da Bicicleta e da Mobilidade Ativa fez uma reunião aberta com a sociedade civil para debater o seu planejamento para 2019. Foram definidas as seguintes iniciativas:
  • Plano Municipal Cicloviário: já aprovamos a Lei Complementar 199/2019 que institui e regulamenta o Plano Municipal Cicloviário para a Cidade do Rio de Janeiro. Pressionaremos agora a Prefeitura para que ela cumpra a lei e faça o Plano. 
 
  • Aprovação do Projeto de Lei 566/2017 que Regulamenta o Serviço Público de Aluguel de Bicicletas.
 
  • Vistoria em Ciclovias: faremos vistorias em ciclovias para gerar relatórios. Esses serão encaminhados para o executivo para exigir melhorias. Caso haja alguma demanda de vistoria, nos contacte.
  • Educação no trânsito: atuar na elaboração do orçamento municipal, no sentido de aumentar as verbas para educação para o trânsito.

 

  • Velocidade nas vias: criação de Grupo de Trabalho para elaboração de legislação que vise a redução da velocidade nas vias públicas.
  • Regulamentação de patinetes e similares:  criação de Grupo de Trabalho para elaboração de legislação que vise a regulamentação de patinetes de aluguel e serviços similares.

Além dos pontos acima, nós propomos que ao invés de criar um projeto de lei referente a educação no trânsito, que procurássemos a Coordenadoria de educação da CET-RIO para que possamos fazer com que os projetos de educação atinjam todas as escolas da rede.

Frente Parlamentar em Defesa da Bicicleta e da Mobilidade Ativa - Bike na Pista
Frente Parlamentar em Defesa da Bicicleta e da Mobilidade Ativa

Registramos a presença da ACERJ – Associação de Ciclistas do Estado do Rio de Janeiro, MobRio – Associação Carioca de Mobilidade Ativa, ACIG – associação dos ciclistas da Ilha do Governador dentre órgãos e ciclistas independentes.