Dia 24 de outubro, tivemos mais um encontro sobre mobilidade urbana, nesse encontro o tema foi Bicicleta & Saúde.

Os palestrantes convidados vieram de Belo Horizonte e falaram bastante sobre as experiências vivenciadas na cidade. Eles Trouxeram o conceito de “Safty Numbers” e “Numbers Safty”

O Marconi Gomes, representante da sociedade Mineira de Medicina do Exercício e do Esporte, apresentou alguns índices relacionados ao sedentarismo mostrando que quanto mais ativo for o ser humano, menos riscos de doenças cardiovasculares, depressão, diabetes ou até mesmo queda. Em um dos comentários sobre a importância da atividade física em idosos, ele disse: “quem tem músculos, cai menos e se quebra menos” quem é fisicamente ativo tem menos riscos por ter mais agilidade em fazer correções, consegue não arrastar o pé, consegue subir em áreas de maior desnível sem se colocar em risco pois os idosos ativos tem uma perda muscular menor aos sedentários e maior energia para viver.

A Janaína Amorim, representante da Metrics Mobilidade exaltou a importância da atuação da comunidade para implantação de Zonas 30 na cidade (para saber o que é zona 30, clique aqui).

A intervenção, começou com conversa com diretores das escolas de uma região, explicando o que é zona 30. A partir daí, crianças e adolescentes apontaram pontos críticos na região e desenharam o projeto nas plantas entregues pelos organizadores da zona 30 na região.

Em uma terceira etapa, os organizadores conversaram com comerciantes locais e conseguiram vencer a resistência de alguns, apresentando números favoráveis a economia em locais onde o projeto é implantado. Todo esse processo é conhecido como Urbanismo Tático.

O projeto já está em sua terceira edição e há mais regiões pedindo que ele seja executado. Tudo isso demonstra o quão as pessoas tem interesse em contribuir com a mobilidade urbana e entendem a sua importância nesse contexto.
Para ver o que rolou nos encotros anteriores clique aqui
O Ciclo de palestras começou em setembro e devido ao sucesso, se estendeu até a segunda semana de outubro de 2019 sendo as terças-feiras sempre às 16h no museu do amanhã. Para se inscrever, clique aqui