/Encontro sobre a Mobilidade Ativa – Bicicleta e Inclusão Social
Bicicleta a e Inclusão Social - Bike na Pista

Encontro sobre a Mobilidade Ativa – Bicicleta e Inclusão Social

10 de setembro 2019 foi o primeiro dia do Encontro sobre a Mobilidade Ativa no Museu do amanhã. O Tema abordado foi Bicicleta e Inclusão Social.

Clarisse Linke e Andressa Bicicleta a e Inclusão Social - Bike na PistaDurante a conversa, a Clarisse Linke, diretora do ITDP, abordou sobre sua experiência em Moçambique, trazendo fatos como por exemplo como a bicicleta é importante ferramenta de inclusão para o desenvolvimento daquela região principalmente quando utilizadas por mulheres e meninas, pois elas são responsáveis por atividades rotineiras como busca de água e lenha e que as que possuíam bicicleta, tinham mais chance de estarem matriculadas em escolas.

Andressa - Pedala Queimados - Bicicleta a e Inclusão Social - Bike na Pista
Andressa – Pedala Queimados

A Andressa, arquiteta, urbanista e representante do coletivo Pedala Queimados, falou sobre os projetos desenvolvidos na cidade de Queimados (região metropolitana do Rio de Janeiro com alto índice de homicídios) que foram importantes para a inclusão de pessoas vulneráveis como desempregados com baixa escolaridade, jovens sem capacitação, reabilitação penitenciária…

Ana Carboni Bicycle Mayor Niterói- Representante da Prefeitura - Bicicleta a e Inclusão Social - Bike na Pista
Ana Carboni Bicycle Mayor Niterói

O projeto chama atenção por ter desenvolvido várias frentes. Bike compartilhada, Mecânica básica de bicicleta, construção de bicicletas de bambu Movimentos educativos e panfletagem para que motoristas respeitem os ciclistas e os ciclistas andem com responsabilidade.

Atualmente, eles estudam o projeto de Mecânica para mulheres e estão em busca de doações de bicicletas para que os projetos possam se manter. (caso tenha interesse em participar, entre em contato conosco)

Zé Lobo - Transporte Ativo - Bicicleta a e Inclusão Social - Bike na Pista
Zé Lobo – Transporte Ativo

Alguns números também importantes foram levantados pelo Zé Lobo, fundador da Transporte Ativo, as metrópoles ocupam 2% da superfície do planeta, 55% da população mundial e consome 70% da energia, produzindo 60% dos gases do efeito estufa e 70% do lixo mundial. Ele acrescenta que a bicicleta como pode ser uma grande ferramenta para mudarmos esses índices.

Durante o encontro, a Bike na Pista abordou sobre a experiência da ação educativa junto ao poder público realizada semana passada. (acesse aqui para maiores informações)

Matheus - Estudante UFRJ - Bicicleta a e Inclusão Social - Bike na Pista
Matheus – Estudante UFRJ

Alguns participantes também levantaram a necessidade da educação e cidadania enquanto usuários de bicicletas e comparativos das experiências vividas em algumas cidades do exterior.

Mª Lúcia - Representante da Prefeitura - Bicicleta a e Inclusão Social - Bike na Pista
Mª Lúcia – Representante da Prefeitura

O Consenso durante todo o processo é que a bicicleta é uma incrível ferramenta de inclusão principalmente em áreas rurais ou região com pessoas vulneráveis. para isso, deve-se desenvolver um trabalho forte com políticas públicas de educação, infraestrutura e inclusão social além do apoio de movimentos como esse encontro para disseminarmos o uso responsável da bicicleta.

O Ciclo de palestras ocorrerá todas as terças-feiras do mês de setembro de 2019 sempre às 16h no museu do amanhã. Para se inscrever, clique aqui