No último dia 15 de fevereiro, nós do Bike na Pista colocamos nossas Bikes nas ruas de alguns bairros da Zona Norte em resposta a um comentário realizado por um colunista de uma rádio no Rio de Janeiro.
Resumindo o comentário de tal colunista usaremos duas palavras extraídas de sua fala: “- ricos da zona sul e baderneiros”.
A resposta que nós decidimos dar são números e conhecimento. Muitos ciclistas são da Zona norte da cidade e pedalam pela mobilidade urbana além da economia doméstica. Segundo dados levantados recentemente pela CEBRAP (pesquisa completa nesse link), uma pessoa que utiliza a bicicleta em seu deslocamento diário pode economizar em média R$ 151,00 POR PESSOA além de pelo menos 40min diários. Levando-se em conta a dificuldade que temos de integração entre os modais, o valor do transporte público e principalmente o trânsito cada dia mais engarrafado na cidade, isso faz uma grande diferença na vida de pessoas com renda inferior a 3 salários mínimos.
Importante salientar também que o tempo perdido no trânsito em um deslocamento diário, causa uma perda econômica não somente para o cidadão, mas sim para a cidade como um todo.
Além desse viés econômico, nós como ciclistas da Zona Norte, realizamos o encontro distribuindo informativos educacionais, Código de Trânsito Brasileiro em Vigor, conversando com cidadãos de forma educada e respeitosa pedindo sempre Paz, educação a todos os atores envolvidos no trânsito e compartilhamento de vias conforme às leis de trânsito vigentes.
O evento promovido por do Bike na Pista, Comissão de Segurança no Ciclismo da Cidade do Rio de Janeiro, Transporte Ativo, Laboratório Cora com os ciclistas e grupos da zona norte, que compareceram e apoiam a causa.
A concentração foi no Parque Madureira e de lá andamos por alguns bairros como Rocha Miranda, Honório Gurgel, Bento Ribeiro, Marechal Hermes, Vila Militar e Deodoro com quase 80 ciclistas unidos em menos de 1 semana de divulgação do evento permitindo que transeuntes, simpáticos à causa se agregassem ao longo do trajeto.
Agradecemos a todos que apoiaram e compareceram além do poder público que se fez presente através da CET-RIO, GM-RJ e a administração do Parque Madureira que entendeu nosso ato e permitiu a concentração dentro do Parque.