/GRAN FONDO RIO DE JANEIRO 2019 Etapa mundial de ciclismo amador da UCI no Rio de Janeiro
Gran Fondo Rio de Janeiro 2019 (Divulgação) Bike na Pista

GRAN FONDO RIO DE JANEIRO 2019 Etapa mundial de ciclismo amador da UCI no Rio de Janeiro

O ciclismo nacional terá sua grande disputa da temporada no estado do Rio de Janeiro com a 9◦ etapa oficial da UCI Gran Fondo World Series, campeonato mundial de ciclismo amador, criado e comandado pela UCI – o GRAN FONDO RIO DE JANEIRO 2019. A etapa brasileira acontece 28 de abril, em Mangaratiba (RJ). A prova tem cerca de 120 quilômetros, sendo 2 mil metros de ascensão acumulada.

Confira o vídeo nesse link

O GRAN FONDO RIO DE JANEIRO 2019 (GF Rio de Janeiro) irá reunir mais de 1.000 atletas amadores e profissionais de vários estados e países na região mais propícia ao ciclismo de estrada, entre o  mar e  montanha, e tendo como base o Portobello Resort.

“Criamos uma prova para ciclista que gosta de desafios, visuais deslumbrantes e testar limites”, conta Gabriela Monteiro de Barros, organizadora do evento e ciclista amadora há mais de 15 anos.

Gran Fondo Rio de Janeiro 2019 (Divulgação) Bike na Pista

O Trajeto

A prova tem cerca de 120 quilômetros, sendo 2 mil metros de ascensão acumulada na conhecida Serra do Piloto. De importância histórica, o trajeto da prova se desenvolve pela antiga Estrada Imperial, a primeira via de rodagem do Brasil de 1856, com prédios antigos,  típicos do período colonial, e algumas ruínas.

A estrada oferece uma vista deslumbrante para a Baía de Mangaratiba permeada por quedas d´água como as cachoeiras dos Escravos e Conceição de Jacareí. A região é considerada uma das mais belas do Brasil, localizada nas proximidades da Rodovia Rio-Santos, entre a Serra do Mar e a Baía da Ilha Grande, a 109 km do Rio de Janeiro ou a 102 km do Aeroporto Internacional Tom Jobim.

Gran Fondo Rio de Janeiro 2019 (Divulgação) Bike na Pista

Estrutura  da prova

A organização do GF RIO DE JANEIRO escolheu o Portobello Resort como base do evento para garantir o conforto, lazer para família e segurança da prova.   De frente para a Baía da Ilha Grande e cercado por montanhas cobertas pela Mata Atlântica, o VILLAGE GF RIO DE JANEIRO, vai funcionar como um hub da prova proporcionando convivência entre os participantes e familiares, atrações, pontos de venda de produtos esportivos e lançamentos exclusivos, apresentações e demonstrações de produtos, bate papo com profissional e especialistas do meio entre outras atividades.

O Kit  e inscrição

Todos os inscritos receberão um kit com numeração, pulseira, chip de cronometragem e camiseta de ciclismo (jersey). Todos que completarem a prova de acordo com o regulamento, receberão uma medalha de participação e uma super garrafa squeeze. As inscrições para o evento poderão ser feitas através do site oficial da prova www.gfriodejaneiro.com.br .

A UCI

Fundada em 1900, em Paris (França), a Union Cycliste Internationale (UCI) é o órgão mundial para o ciclismo. Desenvolve e supervisiona o ciclismo em todas as suas formas, para todas as pessoas como um esporte competitivo, como uma atividade recreativa saudável, como meio de transporte, e também apenas por diversão.

Representa, tanto para instituições esportivas como públicas, os interesses de 194 Federações Nacionais, cinco Confederações Continentais, mais de 1.500 profissionais, mais de meio milhão de competidores licenciados, vários milhões de entusiastas do ciclismo e dois bilhões de usuários de bicicleta em todo o mundo. www.uci.org

O termo “gran fondo”

O termo “gran fondo” tem origem na Itália, na década de 70. Tem referência a um evento idealizado por um grupo de ciclismo da região de Cesenatico, Costa Adriática da Itália, local com várias montanhas e colinas.

Em 1971, esses ciclistas decidiram realizar um grande evento desafiador que contou com a participação de atletas como Fausto Coppi e, o então jovem atleta, Marco Pantani.

Para os ciclistas em geral, o nome “grand fondo” significa um desafio físico e mental, ou seja, uma prova muito dura. Porém, uma competição que oferece opções de percursos longos e médios para que mais pessoas possam participar e curtir.

Geralmente, um gran fondo conta com largada em massa, controle de tempo por chip, sinalização ao longo do percurso, resultados baseados nos tempos gerais, medalha aos participantes, troféus e camisas para os campeões gerais masculino e feminino, além do pódio por faixa etária.

Serviço do evento:

GRAN FONDO RIO DE JANEIRO 2019 / www.gfriodejaneiro.com.br

Data: 28 de abril de 2019

Local: Serra Piloto – Mangaratiba, Rio de Janeiro.

Local exato da largada: Em frente ao Parque de Exposições – Estr. São João Marcos, sn – Praia Do Saco, Mangaratiba – RJ, 23860-00

Horário de largada – 7h30

Horário de previsão de termino da prova – 14h30