/Educação no trânsito para um trânsito consciente
Educação no trânsito Bike na Pista em uma reportagem sobre trânsito e ciclismo

Educação no trânsito para um trânsito consciente

Hoje  (26/05) Bike na Pista fez uma participação em algumas reportagens sobre a ciclovia, ou a falta dela, na Zona norte do Rio de Janeiro. Aproveitamos o momento para fazermos um trabalho de Educação no trânsito para  um trânsito consciente.

Bom Dia Rio

O primeiro vídeo, falamos sobre a obrigatoriedade de ocupar um dos bordos da pista conforme o Artigo 58  do código de trânsito brasileiro e principalmente que a calçada pertence ao pedestre salvo quando sinalizada como determinação do Artigo 59 do mesmo código. Apresentamos as principais dificuldades que temos em faixa compartilhada, vias com buracos, possibilidade de acidentes.

RJTV 1ª Edição

Como é possível notar no segundo vídeo, O primeiro taxista que comentou deixou claro nossa dificuldade em ser respeitado na faixa de rolamento.  Facilmente percebemos que ele sente um certo “desconforto” com ciclistas na faixa de rolamento. Esse tipo de comentário caracteriza possível um despreparo do desenvolvimento dele como motorista profissional já que não conhece o Código de Trânsito Brasileiro a ponto de entender que lugar de ciclista é na via.

Em casos de descumprimento de ultrapassagem com uma distância de 1,5m, o motorista comete uma infração gravíssima sob penalidade de multa.

Desejamos com essas  matérias, divulgar que nós ciclistas temos direitos e deveres e precisamos sempre respeitar um ao outro. Afinal, Gentileza no trânsito também gera um trânsito mais tranquilo para todos.