/Dia Mundial Sem Carro no Rio de Janeiro

Dia Mundial Sem Carro no Rio de Janeiro

Com o tema “Respeito é o melhor caminho”, o Dia Mundial Sem Carro no Rio de Janeiro foi comemorado no dia 22 de setembro com a participação de ciclistas, poder público e iniciativa privada.

O trajeto  que compreende a Praça Saens Pena x Praça XV, tem um pouco mais de 8 km e foi gentilmente escolhido pela CET-Rio e a subsecretaria de Meio Ambiente principalmente pelos órgãos reconhecerem que é uma rota muito utilizada por ciclistas em deslocamento da Zona Norte ao Centro da cidade Carioca. O passeio contou com o apoio do Bike na Pista tendo a pequena Rebeca, de apenas 8 anos de idade, como mini-coelho (ditando o ritmo do passeio) em um grupo com mais de 100 ciclistas.

O evento foi cuidadosamente organizado pela CET-Rio, subsecretaria Municipal do Meio Ambiente, Subsecretaria de Eventos, Centro de Operações, Guarda Municipal, nós do Bike na Pista, Tembici, Detran-RJ e Lei Seca-RJ após diversas reuniões entre esses órgãos.

Além dos organizadores e do público, o passeio teve a participação de vários grupos ligados ao cicloativismo e a mobilidade urbana, como a Comissão de Segurança no Ciclismo da Cidade do Rio de Janeiro (CSCRJ), Pedala Tijuca e Caminha Rio.

Mas não para por aí…

A intenção da CET-RIO com suas campanhas é disseminar a lei que prevê que a bicicleta é um veículo e por isso tem o direito de estar na rua. Além disso, seus projetos com crianças e adultos enfatizam que quanto mais respeito tivermos com o próximo, mais seguro será o convívio e mais pessoas utilizarão o espaço público para caminhar e pedalar.

A prefeitura através da SECONSERMA tem a Gerência do programa cicloviário que é responsável pelos projetos e implantação do sistema cicloviário na cidade

Uma das principais queixas do ciclista é a falta de respeito do motorista que muitas vezes manda o ciclista ir para a calçada e/ou para a ciclovia. O motorista precisa entender que a bicicleta é um veículo, tem o direito de estar na via e que ao ultrapassá-la precisa ter cuidado e respeitar a distância de segurança de 1,5m conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro.

O Detran-RJ montou uma tenda na concentração e distribuiu vários materiais educativos e também lixocar.
O Centro de Educação Ambiental da SECONSERMA também montou uma tenda didática na concentração e todo o trabalho em relação a educação no trânsito foi prestada no local.

Sobre a Criação do Dia Mundial Sem Carro

Criada na França em 1997, o Dia Mundial sem Carro já é celebrado em cidades de quase todos os países para estimular a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel. O movimento vem alertando as pessoas para a necessidade do transporte alternativo para a preservação do meio ambiente, em especial, a bicicleta.

Dia Mundial Sem carro Rio de Janeiro - Rebeca 8 Anos
Dia Mundial sem carro Rio de Janeiro Ciclistas na rua
Dia Mundial sem carro Rio de Janeiro Ciclistas
Dia Mundial Sem carro Rio de Janeiro
Dia Mundial sem carro ciclistas Rio de Janeiro
Dia Mundial sem carro Detran-RJ CET-Rio Sec Meio Ambiente