/Critérium du Dhauphiné espelhando Tour de France
Pello Bilbao (Astana) vencedor da sexta etapa do Critérium du Dauphiné 2018

Critérium du Dhauphiné espelhando Tour de France

Hoje no Critérium du Dhauphiné foi uma etapa espelho da 11° etapa do Tour de France, a etapa se tornou importante na preparação para o Tour de France. Pello Bilbao (Astana) foi o vencedor da etapa e Geraint Thomas (Sky) manteve a liderança.

Profile da sexta etapa do Critérium du Dauphiné 2018
Profile da sexta etapa do Critérium du Dauphiné 2018

Ter uma etapa espelho em uma competição antes do Tour muda completamente a visão das equipes para aquela etapa. É diferente você treinar em uma montanha e você competir na montanha. A competição abre portas para visualizar as estratégias da outras equipes durante aquele cenário. As equipes conseguem fazer ajustes na estratégia de acordo com o estudo que fizeram durante a prova.

Durante essa etapa Romain Bardet (AG2R La Mondiale) claramente fez um teste na descida da Cormet de Roselend. Com uma descida bem técnica e com trechos molhados por causa das nascentes naturais, ele aproveitou para acelerar e acabou se destacando facilmente do pelotão. Essa é uma descida bem estreita que vai ser bem ruim para o pelotão descer, no Tour de France. Atletas como o Vicenzo Nibali (Bahrain Merida) e Chris Froome (Sky) podem se destacar nessa etapa. Por ter grandes descedores no Tour, Bardet deve ter aproveitado para treinar essa descida como uma futura proteção para a etapa 11.

A Sky dominou as ações do pelotão o tempo inteiro, eles estavam com Geraint Thomas como o líder da competição. O que as outras equipes precisam se preocupar é que a Sky tem um grupo de escaladores muito fortes no Tour. Eles vão ter lá o Thomas, Egan Bernal e o Wout Poels para ajudar o Froome. Então não da para eles deixarem a Sky dominar uma etapa dessas com tantos escaladores de qualidade. Bardet, Martin e Yates não conseguiram se livrar de Thomas, que não é o melhor escalador da Sky que estará no Tour. Então isso é preocupante, mesmo esses atletas ainda não estão em sua melhor forma.

Sobre a etapa de hoje
Classificação da sexta etapa do Critérium du Dauphiné 2018
Classificação da sexta etapa do Critérium du Dauphiné 2018

Bilbao conseguiu sobreviver aos ataques de Thomas, Bardet, Daniel Martin (UAE) e Adam Yates (Mitchelton – Scott). Mesmo com os 4 revezando para buscar Bilbao, eles não conseguiram chegar próximo o bastante nos últimos quilômetros. Thomas fez ainda um ataque final para mostrar quem é o dono da camisa amarela, mas não foi o suficiente para chegar em Bilbao.

Classsificação Geral
Classificação Geral da sexta etapa do Critérium du Dauphiné 2018
Classificação Geral da sexta etapa do Critérium du Dauphiné 2018

Thomas está com 1’29” para Yates que é o segundo colocado, e 2’01” para Bardet. Amanhã tem a última etapa de Moûtiers até Saint – Gervais Mont Blanc com 135 km, etapa dura mas não deve alterar o vencedor da classificação geral.