/Pedal da Paz Maio Amarelo
Pedal da Paz Maio Amarelo todos juntos pela paz no trânsito

Pedal da Paz Maio Amarelo

No último domingo (06/05/2018) participamos do Pedal da Paz Maio Amarelo. O evento faz parte da programação de Maio sobre a campanha mundial para conscientização do alto acidentes de trânsito (mais informações clique aqui). E o foco esse ano foi o Pedestre.
Pedal da Paz é um movimento criado para conscientizar sobre o uso da bicicleta de forma responsável como veículo de propulsão no trânsito conforme o atual Código de Trânsito Brasileiro.
A iniciativa do evento partiu de uma parceria entre a Sociedade Civil organizada e o poder público representado por vários órgãos responsáveis pela estrutura, fiscalização e trânsito da cidade.

Tema do Pedal da Paz Maio Amarelo

O Tema desse ano foi a segurança do Pedestre como ator mais frágil do trânsito. A Thatiana do movimento Caminha Rio contou um pouco sobre o cenário atual e as dificuldades enfrentadas:

Pedal da Paz Maio Amarelo Caminha Rio
Pedal da Paz Maio Amarelo Caminha Rio

– É difícil porque a mobilidade urbana no Brasil é uma coisa nova, as cidades são feitas para os carros e não para as pessoas. É como se fosse um conceito novo das pessoas entenderem que o pedestre na verdade, é o que precisa de maior atenção, por ser o que menos recebe políticas publicas. O bacana é que o Caminha Rio nesse ano de 2018 é o representante da sociedade civil no maio amarelo. Então é uma forma que a gente tem de chamar a atenção para a questão dos pedestres. Evidentemente que pedestres e ciclistas precisam de mais atenção do poder público, espero com o Caminha Rio, mostrar não só a sociedade mas também aos grupos de ciclistas que a gente precisa trabalhar juntos em prol da mobilidade ativa.

Conscientização do Poder Público

O Coordenador de Educação no trânsito da CET-Rio, Mauro Ferreira explica que o órgão tem alguns projetos de educação para o trânsito sobre o uso consciente da bicicleta junto às crianças. O “Bike Educa”, ensina todas as regras de convivência, sinalização utilizando como veículo a própria bicicleta. O “a caminho da escola” que são ações educativas que fazemos durante um turno inteiro de aula com peça teatral, brincadeiras na sala de aula, reforçando o conteúdo da mobilidade consciente e também ouvindo as crianças para tentar se for o caso reforçar a segurança no entorno escolar e o ainda a ser lançado . Além desses, o “Circuito Trânsito Cidadão” que será um jogo para celular/tablet imersivo tentar construir a mentalidade que a cidade é um espaço democrático que deve ser compartilhado de maneira equilibrada por todos os atores do trânsito.

Pedal da Paz Maio Amarelo Mauro Ferreira Coordenador de Educação no Trânsito, CET-Rio
Pedal da Paz Maio Amarelo Mauro Ferreira Coordenador de Educação no trânsito CET-Rio

Segundo o Mauro, o trabalho desenvolvido internamente desde 2008 na CET-Rio aos poucos está rendendo frutos:
– Não tenho dúvidas que foi dessa semente que a gente plantou em 2008 que a gente fica massificando essa informação de que dentro do próprio órgão de trânsito, dentro dos órgãos públicos, a gente não tem que pensar no trânsito simplesmente como local do automóvel. Então é um trabalho de formiguinha mas que a gente vê nitidamente que a coisa vai se modificar e já está dando exemplo.
Dentro do Maio amarelo, haverá um workshop só com técnicos da prefeitura: técnicos da CET-Rio, do urbanismo e da secretaria de transportes voltado para execução de um planejamento viário considerando o pedestre como elemento do trânsito.

Pedal da Paz Maio Amarelo Detran RJ
Pedal da Paz Maio Amarelo Detran RJ

O Diretor de Educação no Trânsito do Detran, João  Antônio de Barros, destaca que o órgão quer mais conscientização de motoristas, ciclistas e pedestres sobre direitos e deveres. Em 2017, os acidentes de trânsito diminuíram 22,2% em relação ao ano anterior, porém, o número de mortes como consequências desses acidentes aumentou 11,5%. Em 2016, 1.902 morreram em acidentes de trânsito e, no ano seguinte, acumulou 2.121 mortes, uma média de 177 por mês.

— Os acidentes estão mais violentos, e a muita imprudência por parte dos motoristas. Quando falamos de motoristas e ciclistas, a gente precisa participar, porque quer mostrar os direitos e deveres de cada um — resume.

Ciclistas pedem Paz

O fundador da Comissão de Segurança e Ciclismo, Raphael Pazos falou sobre a importância da conscientização de cada um dos atores do trânsito:
– É preciso fazer um processo de ‘cicloculturalização’ da população. A bicicleta deixou de ser um brinquedo e é um veículo. O cidadão, independente de estar se deslocando por automóvel, por bicicleta ou a pé, todos têm seus direitos e deveres no trânsito

Pedal da Paz Maio Amarelo Raphael Pazos
Pedal da Paz Maio Amarelo Raphael Pazos

Sobre a violência no trânsito, o Pazos acrescenta enfatiza:
– As pessoas estão sem paciência e acabam não respeitando a vida. Não existe motorista, ciclista e pedestre, somos todos cidadãos. O importante é a integração. Há falta de conhecimento sobre os direitos do ciclista. Algumas pessoas acham que só é possível circular nas ciclovias, mas, quando não há, o lugar de bicicleta é na rua, no sentido dos carros e nas faixas laterais. Procuramos o poder público para mostrar nossas necessidades. A bicicleta contribui para o meio ambiente e fluidez do trânsito.

Para nós ciclistas, ações integradas entre o poder público e a Sociedade Civil organizada, participativa são extremamente positivas e importantes por isso apoiamos sempre que possível.

Pedal da Paz Maio Amarelo Aquario Pedal da Paz Maio Amarelo Aquario
Pedal da Paz Maio Amarelo Pedal da Paz Maio Amarelo
Pedal da Paz Maio Amarelo Pedal da Paz Maio Amarelo
Pedal da Paz Maio Amarelo todos juntos pela paz no trânsito Pedal da Paz Maio Amarelo todos juntos pela paz no trânsito
Pedal da Paz Maio Amarelo mar de ciclistas e bicicletas Pedal da Paz Maio Amarelo mar de ciclistas e bicicletas
Pedal da Paz Maio Amarelo ciclistas Bike na Pista Pedal da Paz Maio Amarelo ciclistas Bike na Pista
Pedal da Paz Maio Amarelo Concentração Pedal da Paz Maio Amarelo Concentração
Pedal da Paz Maio Amarelo todos juntos pela Paz Pedal da Paz Maio Amarelo todos juntos pela Paz
Pedal da Paz Maio Amarelo Flash Bike Pedal da Paz Maio Amarelo Flash Bike
Pedal da Paz Maio Amarelo Pedal & amigos Pedal da Paz Maio Amarelo Pedal & amigos