/Olhar Urbano, Olhar Humano – Bicicleta na cidade
Olhar Urbano, Olhar Humano - Bicicleta na cidade

Olhar Urbano, Olhar Humano – Bicicleta na cidade

No dia 25 de maio, o BikeNaPista esteve presente em um fórum da série OLHAR URBANO, OLHAR HUMANO – Bicicleta na cidade.

A série é um projeto da Secretaria Municipal de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação com intuito de integrar a equipe, trocar saberes e adquirir novos conhecimentos sobre mobilidade e cultura da bicicleta na cidade do Rio de Janeiro dessa vez.Desta vez, o foco foram as ideias implantadas em outras cidades. Como Mediadora tivemos a Simone Costa Assessora da SMUIH.

Como palestrante, o Secretário Executivo da Prefeitura de Niterói,  Axel Grael, falou sobre todas as dificuldades e também reconhecimento dos comerciantes e moradores dos locais onde implantaram o projeto Programa Niterói de Bicicleta. Segundo o Secretário, o bicicletário a praça Araribóia, era um espaço para estacionamento de 26 veículos e hoje é ocupado por 400 bicicletas. Esse bicicletário oferece segurança e infraestrutura para os usuários e fica cheio antes das 10:00 da manhã. Embora tenha sofrido com a resistência dos usuários de carro no local, a prefeitura estuda a ampliação desse bicicletário por perceber a grande demanda.

José Lobo, Presidente da Associação Transporte Ativo que trouxe várias experiências sobre bicicleta pelo Brasil. Algumas cidades como Aracaju, foram pioneiras na implantação de ciclovias durante implantação de novas vias urbanas.

O debate foi bem desenvolvido com vários questionamentos levantados e esclarecidos.
A SMUIH demonstra ser um órgão da prefeitura atento às necessidades a fim de implementar estruturas cicloviárias visando segurança e incentivando o uso desse meio de transporte. Contudo, a certeza de que ainda há muito a fazer e crescer e para isso nós devemos contribuir sempre

Palestrantes Olhar Urbano Olhar Humano