/Criança e Mobilidade
criança e mobilidade evento dia 12 de maio

Criança e Mobilidade

O grupo de pesquisa e extensão Já Pra Rua, do IFCS/UFRJ, promove, em parceria com o ITDP Brasil e Bike Anjo Niterói o curso  de extensão”Criança e mobilidade”.
Essa é uma das atividades de extensão do curso Criança e Território que é dividida em três eixos temáticos.

Curso Criança e Território

O curso visa, através de troca e aprendizado coletivo entre educadores, universidades, movimentos sociais e demais organizações, coletivos assim como indivíduos preocupados com as relações entre as crianças e os territórios que habitam.
As atividades voltadas para profissionais de educação da rede pública de ensino básico, educadores populares, movimentos sociais, estudantes de graduação e licenciatura e demais interessados no tema.

Material desenvolvido

Reunindo saberes de diferentes campos, como Antropologia, Arquitetura, Urbanismo, Psicologia e Pedagogia, o curso parte da certeza de que as crianças são parte constitutiva e fundamental da construção do espaço coletivo (seja ele público ou não). Apesar do debate crescente em torno da relação entre infância e território, são poucos os educadores da rede pública que têm acesso aos eventos e materiais produzidos sobre o tema. É neste sentido que se constrói a atividade, pensada para aproximar professores de escolas públicas e educadores de movimentos sociais dos debates e experiências mais recentes dentro da temática.

Objetivo do curso

A ideia é partir das vivências desses profissionais em suas atividades diárias para provocar uma reflexão acerca do potencial educativo dos territórios. Com isso, acreditamos ser possível estimular a ampliação de práticas pedagógicas, fortalecendo a articulação entre escola e território, assim como dos professores com os diferentes agentes educativos da cidade.

Eixo Criança e Mobilidade

O primeiro eixo, denominado Criança e Mobilidade, foi realizado em conjunto com o ITDP Brasil e o Bike Anjo Niterói.  Atividades teóricas e práticas tratando a mobilidade urbana e sua importância na ocupação dos espaços públicos, no exercício da cidadania e direito à cidade pelas crianças e como a temática pode ser abordada em atividades com crianças e adultos.

Atividades realizadas no dia 12 de maio de 2018

A Representante do ITDP, Clarisse Linke, apresentou um trabalho sobre a dificuldade de mobilidade, as melhores soluções criadas em várias partes do mundo e de fácil implantação.
A Representante do Já Pra Rua! Julia, não só falou um pouco sobre a utilização do espaço urbano que poderia ser melhor aproveitado como também apresentou um vídeo sobre o olhar da criança e a sua interação com a cidade.
Como atividades, fizemos caminhada na cidade tentando apontar lados positivos e negativos da caminhada. Além de desenhos e muita interação, as atividades propostas, nos deram a oportunidade de olhar diferente para a cidade, bem como apreciar coisas que não temos tempo de observar.

REALIZAÇÃO

Já Pra Rua!
O grupo de pesquisa, formado em novembro de 2016, nasceu do interesse comum entre professores e alunos universitários dos campos da Antropologia, Psicologia e Arquitetura e Urbanismo em torno da temática da infância nas grandes cidades.

Desde então o grupo vem se articulando internamente e junto a parceiros externos à universidade para a formação de atividades de extensão e pesquisa que nos levem a pensar, a partir de múltiplas perspectivas, a(s) infância(s) dentro das dinâmicas das cidades e demais territórios a fim de democratizá-los cada vez mais. Não negligenciar as crianças dentro desse cenário é dar um passo nesse sentido.
Ao olhar para a criança como um sujeito social, propomos que elas sejam estimuladas a se tornarem cidadãos desde pequenas.

PARCEIROS

ITDP Brasil
O Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) é uma organização sem fins lucrativos, constituída em Washington, D.C. em 1985 e sediada na cidade de Nova York. A missão do ITDP é promover o transporte ambientalmente sustentável e equitativo em todo o mundo.  O Instituto também trabalha com os governos municipais para implementar projetos de transporte e desenvolvimento urbano com a finalidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e a poluição, bem como impulsionar a habitabilidade urbana e as oportunidades econômicas.

Bike Anjo Niterói
Bike Anjo é uma rede de ciclistas apaixonados por bicicleta que promove, mobiliza e ajudar pessoas utilizarem a bicicleta no seu dia-a-dia, seja como transporte, lazer, e/ou esporte nas cidades. Dessa forma, acredita-se que a bicicleta é uma ferramenta de transformação social. Então quanto mais ciclistas nas ruas, maior a interação e solidariedade dentre as pessoas, e melhores serão nossas cidades.

O Bike Anjo Niterói realiza eventos regulares desde 2015. As chamadas Escolas Bike Anjo (EBA) conta com a mobilização de toda a rede de anjos instrutores locais, oferecendo atendimentos gratuitos a todos que querem aprender a pedalar e/ou estreitar as suas relações com a bicicleta.

No próximo dia 26 de maio 2018, o Bike Anjo Niterói promoverá atividades teóricas e práticas sobre crianças e bicicleta no espaço público.